top of page
  • Foto do escritorMaurino Veiga

Qual deve ser a principal prioridade do CEO de uma empresa?

Bom, aqui podemos ter várias respostas verdadeiras e interessantes, afinal depende muito do momento vivido por cada organização, porém independente do momento vivido, acredito firmemente que a principal missão do líder máximo seja garantir que a Cultura Organizacional desejada esteja sendo construída, praticada, alimentada e difundida.


A Cultura Organizacional é o tesouro mais valioso de uma empresa! Sim, na nossa opinião, ela vem antes mesmo das pessoas, aqui entra uma grande necessidade de quebrar este paradigma, jornada esta que precisei fazer com um muito esforço e grande geração de conflitos internos, pois tenho uma base sólida na área de humanas e precisei rever muitos conceitos, quebrar várias crenças, confesso não foi fácil!


Agora, vamos refletir o seguinte: uma empresa que não tenha uma Cultura de Valorização e Desenvolvimento dos seus talentos, conseguirá engajar as pessoas nos desafios que o mercado coloca? Vai conseguir reter as pessoas com habilidades extraordinárias? Claro que não! Logo precisamos sim colocar o foco na Cultura, o resto é consequência. Isto é lógica pura! Aliás a lógica era a matéria que eu mais adorava nos tempos de Faculdade, ela também é base da matemática.


Nos Conselhos de Administração onde atuo sempre busco sensibilizar sobre a importância de trazer este tema para a pauta e ajudar os executivos na criação de poderosos planos de ação e os resultados tem sido EXTRAORDINÁRIOS!!!!


Agora se a necessidade de uma transformação cultural é vital para a perenidade do negócio, não podemos esquecer que toda transformação precisa começar pela liderança!!



Maurino Veiga

Conselheiro de Administração

Especialista em Sucessão Empresarial e

Transformação Cultural

bottom of page