• Maurino Veiga

6 habilidades essenciais de todo líder de sucesso

Atualizado: Fev 12

A todo empreendedor ou profissional na área de gestão e/ou liderança cabe ter as habilidades ideais de gerenciamento e liderança de equipe. Uma empresa só se desenvolve com sucesso através de pensamentos e ações em conjunto, e o líder de sucesso é a peça fundamental para fazer tudo funcionar.




O conceito de liderança existe há décadas, talvez séculos. Entretanto, ele veio se alterando de acordo com bons e maus experimentos e a evolução do mercado em âmbito geral.

Saber gerenciar equipes e comandar ações para o bem da empresa possui valor muito grande para um empreendedor ou líder de setor. Confira seis habilidades que um bom líder deve possuir.

1. Saber o verdadeiro conceito de liderança

Muitos acham que liderar é fazer com que a equipe faça tudo o que você pedir, imediatamente e sem ajuda de sua parte. É como se você fosse o grande chefe e todos estivessem ali para servi-lo na hora em que você bem entender ou precisar.

Aprender o verdadeiro significado de liderança é o primeiro passo, a primeira habilidade. Ele agrupa todas as outras habilidades relacionadas. Veja a seguir.

2. Não seja durão

Esse é o erro mais cometido. Um líder precisa ser flexível e pensar em cada um que pertence à sua equipe. O fato de querer mandar, impor ideias e dar instruções para os outros, só trarão prejuízos profissionais, tanto para você como para o negócio em que trabalha.

É importante buscar o equilíbrio e ser flexível, entendendo problemas que a sua equipe tem enfrentado. Você precisa apoiá-la e estar disponível sempre que possível. Você serve à sua equipe para alcançar as metas, não o contrário.

3. Cultive bons relacionamentos

Se você cultiva um bom relacionamento com sua equipe, receberá benefícios dela. Ninguém irá prejudicá-lo, pelo contrário, todos estarão sempre dispostos a ajudá-lo, afinal é isso que você faz com eles. Você começou com essa história do jeito certo.

4. Seja um bom comunicador

Saber se comunicar se torna uma prioridade para quem ocupa uma posição de liderança. Essa será sua principal atividade: comunicar-se com os seus subordinados e superiores.

A escolha das palavras, o momento de falar, o jeito, o tom de voz e o tipo de linguagem escolhida — pensando sempre no receptor da mensagem — são alguns detalhes que devem ser sempre considerados. Seja educado e firme ao mesmo tempo. Busque sempre o equilíbrio.

5. Inspire a sua equipe

A maioria dos colaboradores trabalha exclusivamente pelos salários e/ou benefícios recebidos. Você precisa despertar algo mais na sua equipe para que ela possa trabalhar não apenas pelo dinheiro, mas por uma causa maior, que se resume sempre em ser o melhor naquilo que faz e em ajudar o próximo.

Você precisa deixar claro à sua equipe o quão importante é o trabalho que ela realiza. Precisa motivá-la a cooperar para que o negócio se torne líder no mercado e também desenvolver produtos e/ou serviços que ajudem os clientes. É importante deixar os colaboradores cientes de tudo isso.

6. Seja transparente

Como líder, você precisa dar o exemplo. Além de cobrar tarefas da sua equipe, trabalhe duro e seja notado por cumprir suas responsabilidades. Todos vão se identificar com a sua postura e se motivar ainda mais no trabalho — já que você é um profissional que faz o seu trabalho e ajuda o seu time quando necessário. Todos serão contagiados por sua honestidade e profissionalismo!

Tornar-se um líder de sucesso não é fácil, mas a recompensa é muito maior para todos os envolvidos, tanto profissional quanto pessoalmente.

E você, tem implementado essas dicas no seu dia a dia como líder?

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