top of page
  • Foto do escritorMaurino Veiga

5 formas de melhorar a gestão de pessoas da sua empresa!

Atualizado: 12 de fev. de 2020

A gestão de pessoas é uma das mais importantes atividades em qualquer ramo de negócio, contribuindo para tornar o ambiente mais saudável e, consequentemente, competitivo no mercado.


Segundo uma pesquisa da Sodexo, empresas que investem no bem-estar da sua equipe, são até 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas. Esses números fazem brilhar os olhos de qualquer empreendedor.

Por isso, criamos este post para você! Hoje vamos ensiná-lo a melhorar a gestão de pessoas da sua empresa. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

1. Invista em novos canais internos de comunicação

A comunicação interna é um importante elemento na gestão de RH. Quando não há diálogo, o número de erros e problemas no trabalho tende a crescer de forma exponencial.

Para melhorar a comunicação, é importante começar pelo topo. Os gestores da sua equipe são os principais influenciadores no ambiente de trabalho. Faça com que todos os líderes da companhia, incluindo o CEO, se comprometam diretamente com o assunto.

Além disso, busque novos canais de comunicação. Os mais comuns são: intranet, e-mail, redes sociais corporativas, aplicativos móveis e outros sistemas especializados.

2. Desenvolva e engaje a liderança da sua empresa

É impossível criar uma boa gestão de pessoas sem bons líderes. Isso porque, por melhor que seja a política de RH, são eles que a colocam em prática.

Por isso, é importante investir no desenvolvimento das habilidades de liderança. Aplique treinamentos, invista em cursos e estimule o relacionamento entre eles e os demais funcionários da empresa.

Quando os líderes estão aptos a conduzir uma boa gestão, eles funcionam como exemplo e conseguem maior controle dentro da empresa. Isso impacta positivamente nos números finais que definem o sucesso de um negócio.

3. Crie metas mais claras e consistentes

As metas de trabalho funcionam como uma bússola, direcionando todo o time de funcionários à busca dos resultados desejados pela companhia.

Infelizmente, muitos gestores ainda não sabem como desenvolver objetivos consistentes. Muitas vezes, eles são criados sem coerência e, por isso, não são suficientes para estimular os colaboradores.

Para criar uma meta de sucesso, tenha em mente que ela deve ser:

  • objetiva;

  • mensurável;

  • relevante;

  • alcançável.

Ah, e não se esqueça de estabelecer um período para reavaliá-la regularmente. Essa metodologia é conhecida internacionalmente como SMART.

4. Ofereça feedbacks de forma contínua

O feedback é uma troca de informações. Por meio dele, um funcionário compreende seus pontos positivos e negativos e reflete sobre como pode melhorar ainda mais seu desempenho.

Deixar de oferecê-lo é um grande erro. Sem ele, a sua equipe não saberá o que fazer e pode comprometer os resultados de toda a empresa.

Quando utilizado, esse recurso estimula a melhoria na performance. Mas lembre-se: cuidado com a maneira escolhida para dialogar, principalmente quando fizer comentários negativos. Afinal, seu objetivo é incentivar os funcionários e não pressioná-los.

Para dar um bom feedback, é importante marcar horário e local adequados e tratar individualmente com os colaboradores. Além disso, tente equilibrar os pontos positivos e negativos, evite rodeios e seja muito claro quanto a melhoria desejada.

5. Recompense a equipe pelos resultados alcançados

Além de tudo o que já foi citado, é importante reconhecer e recompensar o trabalho da equipe. Para isso, equilibre as recompensas financeiras e não financeiras.

As primeiras são bonificações, participação nos lucros, comissões, viagens, premiações em bens, etc. São boas formas de engajar os colaboradores e aumentar sua produtividade.

Já, entre as recompensas não financeiras, podemos citar: vaga exclusiva na garagem, dia de folga remunerada, foto de funcionário do mês, elogios em público, etc.

Ao aplicar todas essas dicas, é possível melhorar a gestão de pessoas e obter grandes resultados com a mesma equipe. O sucesso do RH só depende de você!

Agora que está por dentro do assunto, aproveite para multiplicar o conhecimento adquirido! Compartilhe-o em suas redes sociais!


bottom of page