• Maurino Veiga

Tomada de decisões: saiba como melhorar esse processo

Atualizado: Fev 12

Nós tomamos decisões todos os dias. Algumas são simples, outras são mais complexas. Às vezes são tão rotineiras que agimos sem nem dar muita atenção. Porém, as decisões difíceis ou desafiadoras exigem mais considerações.

Quando falamos de negócios, as decisões podem falhar porque as melhores alternativas não são claras logo de início, ou pelo fato de que alguns elementos estão desconsiderados do processo. Para evitar que isso aconteça, você precisa traçar algumas estratégias em conjunto na tomada de decisões e na resolução de problemas.

Pensando nisso, neste post, listamos algumas dicas do que você deve considerar antes de tomar grandes decisões. Acompanhe!

Crie um ambiente construtivo

As decisões podem se tornar complexas quando elas envolvem ou afetam outras pessoas, por isso, é importante criar um ambiente construtivo, no qual seja possível explorar a situação e pesar as suas opções.

Muitas vezes, quando você é responsável pela tomada de decisões, você depende de outros para implementá-las. Ou seja, se for mais apropriado tomar a decisão dentro de um grupo, realize uma análise das partes interessadas para identificar quem incluir no processo.

Para construir um compromisso com outras pessoas, certifique-se que as partes interessadas estejam bem representadas dentro do seu grupo (que idealmente compreendem de 5 a 7 pessoas).

Analise a situação detalhadamente

Antes de começar a tomada de decisões, você precisa ter certeza que compreendeu plenamente a situação. Pode ser que seu objetivo seja abordado de forma isolada, mas é provável que haja uma série de fatores inter-relacionados a considerar. As alterações feitas em um departamento, por exemplo, poderiam ter repercussões em outros setores, tornando contraprodutiva a mudança.

Comece inserindo a decisão no contexto do problema que se pretende tratar. Use a técnica dos 5 porquês (5-Why) para determinar se o problema indicado é a questão real ou apenas um sintoma de algo mais profundo. Você também pode usar análise de causa raiz para rastrear a origem de um problema.

Gere boas alternativas

Quanto mais amplas as opções que você explorar, melhor será a sua decisão final. Gerar um número de opções diferentes pode parecer que vai tornar a sua decisão mais complicada ainda, mas as alternativas te obrigam a cavar mais fundo e olhar para o problema de diferentes ângulos.

Ter mais opções, pode te ajudar a sair dos seus padrões normais e chegar a algumas soluções verdadeiramente inovadoras para a tomada de decisões.

Explore as suas opções

Quando você estiver satisfeito por ter uma boa seleção de alternativas, é hora de avaliar a viabilidade, os riscos e as implicações de cada uma.

Quase todas as decisões envolvem algum grau de risco. Use a análise de risco para considerar objetivamente a adoção de uma abordagem estruturada para a avaliação das ameaças e da probabilidade de eventos adversos.

O próximo passo é priorizar os riscos que se identificam em um gráfico de impacto do risco/probabilidade para que você possa se concentrar nos que são mais prováveis de ocorrer.

Aposte no coaching para a tomada de decisões

O coaching também é uma extraordinária ferramenta quando o objetivo é melhorar a capacidade de tomar decisões. Por meio das suas técnicas e ferramentas, esse método pode auxiliar a pessoa a identificar fatores que estejam bloqueando seus passos e impedindo de assumir suas deliberações.

A base de boas decisões é o autoconhecimento, pois a partir daí, o indivíduo passa a se compreender verdadeiramente. A partir desse conhecimento claro, pode-se, então, desenvolver maior discernimento para escolher o que é melhor.

Gostou deste post? Quer ficar sempre por dentro de tudo sobre o assunto? Então acompanhe outros dos nossos conteúdos nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Para informações sobre o nosso processo de mentoria, entre em contato com nossa equipe de atendimento através do telefone (41) 2106-6870 ou pelo e-mail atendimento@maurinoveiga.com.br.

Conte conosco para colocar sua empresa no mais alto nível de excelência e resultados!!


Voltar

(41) 2106-6870

©2018 by Instituto Maurino Veiga