• Fernanda Chanquini

Mindset de Crescimento: o poder da perseverança e dedicação contínua

“No meio de qualquer dificuldade, encontra-se uma oportunidade”. Sem nem imaginar, Albert Einstein ao dizer esta frase estava afirmando um dos principais fundamentos de um Mindset de Crescimento: o reconhecimento de que os desafios fazem parte do processo do desenvolvimento humano.


Embora o grande cientista trouxesse esse conceito precocemente, quem aprofundou mais sobre o poder do Mindset, da superação de crenças limitantes e de como aplicá-lo a vida profissional e pessoal foi a autora e pesquisadora Carol Dweck em seu livro “Mindset: A nova Psicologia do Sucesso”. Nesta obra, é ressaltado como a mudança de um Mindset pode beneficiar a perseverança, criatividade, resiliência, assertividade e muitos outros aspectos. No entanto, para que isso ocorra é necessário sair de um Mindset Fixo para um de Crescimento.

Segundo artigos da Entrepreneur e Dweck, a pessoa que se encontra em um Mindset Fixo para determinada área da vida passa a colocar muitas imposições sobre si, acreditando que o desenvolvimento de novas habilidades, talentos e conhecimentos é imutável e estático, crendo que não há necessidade em tanto esforço para obter sucesso, pois acha que já possui todas as competências necessárias para alcançá-lo. Ou seja, esta pessoa fica presa em sua própria zona de conforto.


Já alguém com um Mindset de Crescimento reconhece que ainda há muito a ser aprendido e desenvolvido, tem uma sede insaciável por novos desafios e conhecimento, portanto, acredita que é, sim, possível mudar e evoluir sempre independentemente de idade ou fase da vida. Esta pessoa se permite experimentar novas oportunidades e assumir riscos, pois não vê o fracasso como o fim da linha, mas como parte do processo que o fará alcançar um objetivo maior.


Vale ressaltar que ambos Mindsets podem estar presentes simultaneamente, podendo ser fixo para certas áreas e de Crescimento para outras. O crucial é que o indivíduo consiga primeiro reconhecer quais crenças limitantes estão o impedindo de performar através de um Mindset de Crescimento pleno e, a partir disso, conscientemente adotar estratégias de pensamento, atitude e fala que o ajudem a superar essas crenças.


Quais são algumas dessas estratégias?


1. Pare com as desculpas.

Criar justificativas para os comportamentos que não lhe agregam valor são reforçadores de hábitos que impedem o seu crescimento, fazendo com que a monotonia da zona de conforto e um quadro de competências estático sejam fatores cada vez mais frequentes e enfatizados na sua rotina.


2. Reformule as palavras ao referir-se a um novo desafio.

Muitas vezes ao enfrentarmos um grande obstáculo ou uma tarefa desafiadora usamos palavras como “muito difícil, desgastante, impossível” entre outras para descrevê-las. O policiamento de passar a descrever essas situações com frases como “nova experiência, oportunidade de aprender, possibilidade de conhecer e atuar em algo mais interessante” permite atribuir otimismo, proatividade e tornar mais claro o motivo pelo qual se dedicar para tal objetivo, exemplo: “Trabalhar em uma nova área será desafiador, mas vou conseguir desenvolver novas competências”.


3. Aceite que os fracassos não são o fim da trajetória.

É necessário acolher os erros e fracassos como parte do processo de crescimento, pois o contrário disso – o medo – vai impedir que você assuma riscos e novas oportunidades por temer as possíveis falhas no caminho. Pegue como exemplo os principais empreendedores da atualidade, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg, Elon Musk, entre muitos outros que se tivessem desistido nos primeiros obstáculos ou nem sequer começado por medo dos riscos, inúmeras inovações e tecnologias revolucionárias permaneceriam somente no papel!


4. Concentre-se menos em agradar a todos e mais na sua aprendizagem.

Gastar energia e foco procurando a aprovação dos colegas de trabalho, gestores, amigos, entre outros é um desperdício do seu próprio potencial. Concentre seus esforços de maneira mais assertiva nos objetivos pessoais e profissionais que almeja, independentemente se esse processo irá agradar todos ao seu redor ou não.


5. Aprenda como aceitar e usar críticas construtivas.

Os feedbacks frequentes são estratégias indispensáveis em grande parte dos projetos dentro de uma empresa, portanto, saber como absorvê-los melhor e usá-los ao seu favor é uma tática crucial para o seu crescimento. Pratique a escuta ativa e anote pontos fortes e fracos abordados para incluir como novas habilidades a serem aprendidas ou reforçadas. Fechar os olhos e ouvidos quando alguém lhe aponta meios de ajudar no seu trajeto de desenvolvimento profissional é mais uma maneira de manter-se estático em um Mindset Fixo por achar que nada deve ser mudado.


6. Pause, respire e exerça a autorreflexão.

Todos os dias recebemos uma carga de informações, desafios e tarefas que devem ser processadas com eficácia para, assim, decisões e atitudes certas serem tomadas. O mesmo acontece com a mente: diversos conhecimentos e estratégias são absorvidos em um dia, portanto, é necessário que alguns minutos dessas 24 horas sejam aproveitados como um momento de pensar sobre esses acontecimentos e como foram enfrentados. Afinal, refletir sobre si é o primeiro passo para saber o que pode ser evoluído.


O poder dessa mudança de Mindset, então, nada mais é do que não se contentar com pouco quando o assunto é o seu próprio potencial, seja no trabalho ou em outras áreas. Performar através de um Mindset de Crescimento não é milagrosamente chegar ao topo sem esforço, mas, sim, entender o que precisa ser feito em cada degrau e continuar sempre subindo em direção a sua melhor versão possível.


Fernanda Chanquini

Desenvolvimento de Talentos

Instituto Maurino Veiga



REFERÊNCIAS:


GIORGI, Gustavo. 6 Key Actions to Develop Your Growth Mindset. Entrepreneur, ano 2020, p. 1-4, 8 dez. 2020. Disponível em: https://www.entrepreneur.com/article/361388. Acesso em: 12 fev. 2021.


LIVOLSI, Kristian. 7 Growth-Mindset Principles. Entrepreneur, 2 out. 2020. Disponível em: https://www.entrepreneur.com/article/355794. Acesso em: 12 fev. 2021.


HEARN, Stuart. Understanding The Growth Mindset. Entrepreneur. [S. l.], 14 out. 2020. Disponível em: https://www.entrepreneur.com/article/340762. Acesso em: 12 fev. 2021.