• Maurino Veiga

7 dicas de liderança para colocar em prática hoje mesmo

Atualizado: Fev 12

Em um cenário de crise e cortes de custos, a liderança se tornou o eixo fundamental para manter a motivação dos trabalhadores e, assim, garantir a produtividade da empresa. No entanto, liderar equipes rumo aos resultados esperados pela organização é uma atividade que exige preparo diário e, principalmente, visão global e estratégica.  


Neste post, daremos sete dicas de liderança para que você descubra a melhor maneira de exercer a governança na sua empresa. Confira:

1. Saber motivar

A motivação da equipe influencia diretamente a produtividade. Trata-se, portanto, de um atributo que líder nenhum pode negligenciar. E, para motivar, é preciso, antes de tudo, saber conceder feedback, tanto positivo quanto negativo: em locais reservados e jamais com a cabeça quente.     

2. Estimular o trabalho em equipe

O melhor líder é aquele que treina a equipe para agir sem que sua presença seja necessária. Portanto, fazer com que os funcionários desenvolvam confiança e autonomia ao delegar tarefas com eficiência em vez de centralizá-las, é o melhor caminho para o sucesso de todos. 

3. Manter o equilíbrio emocional

O líder deve separar sabiamente o público do privado, evitando que os problemas pessoais interfiram na sua agenda, para que se mantenha imparcial ao lidar com múltiplas expectativas diariamente. Isso se chama inteligência emocional.   

4. Saber aproveitar o tempo

A gestão do tempo é essencial para uma liderança afiada e focada nos objetivos da empresa. Reuniões de trabalho devem ser planejadas com mais antecedência. É importante enviar as pautas para todos os participantes e estipular seu tempo de duração. 

5. Estabelecer canais de comunicação

Fofocas e reclamações excessivas minam a produtividade e fazem com que o líder perca o controle da situação com muita facilidade. Por isso, estabeleça, de comum acordo com os funcionários, canais de comunicação — grupos online, e-mail, pessoalmente — que visem a neutralizar boatos e estreitar o relacionamento do time.   

 6. Administrar crises

Crises, infelizmente, são inevitáveis em qualquer organização. No entanto, elas acabam sendo a melhor prova de fogo para a resiliência dos líderes. Assumir a responsabilidade por eventuais desastres, propor soluções inovadoras e motivar os comandados nas adversidades, só aumentam o espírito de liderança. 

7. Mediar conflitos  

Conflitos, como se sabe, são inerentes a trabalhos em equipe, mas o líder pode e deve atenuá-los com uma mediação justa e que, de preferência, permita que os lados conflitantes se manifestem. Acima de tudo, durante os conflitos, cabe ao líder a função de manter a equipe focada no que realmente interessa: resultados.

Embora pareçam simples, essas dicas, para serem colocadas em prática, dependerão de inúmeras variáveis. A principal delas é a cultura organizacional de cada empresa. Além disso, o líder de hoje precisa buscar alguns conhecimentos de psicologia para compreender o perfil de cada integrante da sua equipe e saber de que forma eles reagirão diante de cobranças e pressão.       

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