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27 out

Quer saber como ser um líder de sucesso? Aprenda aqui!

Liderança de Alto Desempenho 2 Responses

Se existe um elemento central que faz toda a diferença na motivação e no rendimento de uma equipe de colaboradores, é a liderança. Os recursos humanos de uma organização tendem a responder melhor aos líderes e gestores em quem têm confiança, admiração e respeito.

Um bom relacionamento com sua equipe pode, então, ter efeitos diretos e muito significativos nos resultados e metas da empresa. Mas como fazer isso? É o que abordaremos no post de hoje. Continue a leitura e descubra como ser um líder de sucesso através das dicas certeiras que separamos para você! Vamos lá?

Comunique

O primeiro passo para construir uma relação de confiança com os seus colaboradores é adotar uma postura transparente e sincera. Ninguém gosta de trabalhar “no escuro”, ou seja, sem saber de fato o que acontece com a organização, quais são os planos dos gestores e onde a empresa quer chegar.

Então, compartilhe todas as informações que você puder, deixe que sua equipe conheça e entenda os seus planos e ofereça, também, feedback instrutivos e sinceros sobre suas tarefas e rendimento. Dessa forma, todos se sentirão mais dispostos e confiantes — e, assim, o trabalho da equipe tende a fluir de forma mais eficaz.

Planeje

Mais do que gerenciar e organizar o dia a dia da empresa, é responsabilidade de um líder de sucesso pensar no futuro da organização, quais são suas metas a longo prazo e, sobretudo, quais os planos e estratégias para atingi-las.

Uma boa estratégia de liderança, portanto, demanda uma boa capacidade de planejamento o que traz segurança à equipe e garante que todas as escolhas imediatas sejam fundamentadas em um plano bem pensado.

Para isso, defina e compartilhe com a sua equipe metas estimulantes, que trarão benefícios para todos — esse é o melhor caminho para garantir o senso de pertencimento e o envolvimento de cada um dos talentos sob sua direção.

Conheça

Um líder de sucesso conhece a fundo os membros da sua equipe, os principais talentos e habilidades de cada um e, claro, sabe como explorar essas vantagens da melhor forma possível. Perceba e entenda as individualidades e principais características de cada um dos seus colaboradores, e trabalhe pensando em como aproveitar cada um em seu potencial máximo de rendimento, eficiência e motivação.

Isso significa, antes de tudo, uma dedicação intensa à convivência com a equipe, para que você possa ser capaz de perceber o funcionamento e a dinâmica de cada talento.

Respeite e Incentive

Imaginar que uma boa liderança tem a ver com a construção de um ambiente de tensão e desmoralização é uma visão ultrapassada e extremamente ineficaz. Um líder de sucesso é aquele que constrói, com sua equipe, um relacionamento baseado no respeito e no incentivo.

É importante que os colaboradores percebam em seu gestor a confiança em sua capacidade, o respeito pelo seu trabalho e a autonomia para tomar decisões e solucionar problemas. A postura respeitosa é um grande fator de motivação e admiração para os colaboradores.

Seja positivo

Não há nada mais recompensador do que trabalhar em um ambiente positivo, leve e estimulante — e é tarefa do líder construir essa situação. Sua posição de gestão faz com que as posturas adotadas tenham grande influência no restante da equipe e, por isso, é importante ter atenção especial ao clima organizacional e a sua forma de lidar com as tensões e desafios do dia a dia.

Lembre-se que sua equipe tende a se espelhar em você. Portanto, seja otimista e confiante — e prepare-se para colher bons frutos!

Não tenha favoritos

Escolher os seus colaboradores favoritos só vai fazer com que a sua equipe perca a confiança em você — e, principalmente, a motivação. É importante adotar uma postura justa e equilibrada, e não favorecer um colaborador em detrimento a outros. O reconhecimento é essencial, mas ele deve vir pelo mérito e pelos resultados alcançados — e não por um favoritismo injustificado.

A boa liderança é um elemento essencial para o sucesso de uma organização — e só depende de você.

Seja corajoso

Líderes de sucesso são destemidos — e isso não significa falta de temor, mas aprender a reconhecer seus medos, encarar a realidade dos problemas que surgem e escolher a melhor saída para que tarefas sejam cumpridas.

Também é necessário ter coragem para confiar nas habilidades, na lealdade e nos talentos da sua equipe. Pois só com o comprometimento e interesse de todos é que tudo funcionará adequadamente.

Reconheça seus erros

Ter humildade para reconhecer erros, fracassos e pontos fracos é uma virtude muito grande para um líder, o que demonstra que ele também precisa de ajuda em alguns momentos.

Se você for capaz de pedir desculpas pelas suas falhas, mostrará que as coisas podem mudar para melhor tanto no relacionamento entre equipes quanto no bem-estar organizacional.

Por isso, essa atitude não é sinal de fraqueza, mas de firmeza, fortalecendo a convivência com os outros, pois demonstra humanidade.

Crie sua marca de liderança

A imagem de um líder é a reflexão de princípios e valores provenientes de suas ações. Ou melhor, sua personalidade é que determinará a marca que você deixará na empresa.

Vale ressaltar que uma personalidade encantadora será inútil se não houver caráter, comprometimento e determinação para coordenar as atividades do dia a dia. Portanto, promova a seriedade para garantir uma boa liderança.

Forme novos líderes

Um líder consagrado é aquele que também é mentor de novos profissionais. Liderar não é apenas ter seguidores, mas gerar novos líderes entre as equipes. Afinal, não existe sucesso prolongado sem sucessão. Uma liderança sem continuidade é uma liderança momentânea e com prazo para acabar — sem falar que isso também gera profissionais dependentes e limitados.

Liderar vai muito além do ambiente empresarial, porque pode servir de inspiração para construir um futuro melhor para a sociedade, empenhando-se no desenvolvimento e transformação de colaboradores para que se tornem pessoas melhores.

É importante fazer uma avaliação do perfil comportamental de cada membro da equipe para que possa fazer uma avaliação dos pontos fortes e fracos de cada um e, a partir de então, promover ações para aprimorar as habilidades necessárias. Uma forma de fazer isso é investir no constante desenvolvimento do time empresarial, como treinamentos, cursos, entre outros.

Seja resiliente

Resiliência é a capacidade que alguém tem de lidar com dificuldades e de superá-las, ou seja, é como uma reação aos obstáculos do dia a dia. Essa habilidade é essencial para um líder enfrentar a rotina empresarial, já que os problemas, crises, prejuízos, modificações e outras circunstâncias são inevitáveis.

Se você gosta de enfrentar novos acontecimentos e tem pulso para ser um líder de equipe que encoraja todos a também buscarem soluções, está exercendo seu posto com louvor.

Promova a inovação

O mundo está em constante mudança tanto comportamental quanto tecnológica. Por esse motivo, é fundamental estimular a diversidade de ideias e apoiar a inovação dos processos, a fim de tornar as atividades mais fáceis de serem realizadas e menos maçantes.

Se isso for feito, pode ter certeza que sua equipe aumentará a produtividade, principalmente se ela for composta pelas gerações X e Y, que se adaptam facilmente às novidades e amam tecnologia.

Esperamos que as dicas abordadas neste artigo possam lhe ajudar a ser um líder de sucesso na sua empresa. Basta colocá-las em prática para fazer da sua carreira um exemplo para seus seguidores.

E então, o que achou deste artigo? Conseguiu compreender como ser um líder de sucesso? Aproveite e deixe um comentário nos contando suas experiências em liderança!

Se deseja obter maiores informações sobre o programa de coaching do Instituto Maurino Veiga, entre em contato com a nossa equipe (41) 3023-4453 ou atendimento@maurinoveiga.com.br

Conte conosco para colocar sua empresa no mais alto nível de excelência e resultados!


6 Comments

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  1. Luiz Claudio Lopes

    8 de novembro de 2016 at 00:26

    Excelente conteúdo. São informações que fazem a diferença no dia a dia corporativo.

    Responder

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