BLOG Maurino Veiga

Compartilhando conhecimentos e uma boa leitura.

15 dez

Qualidade de vida no trabalho: uma aliada do crescimento

As mais lidas do mês No Response

Muitas empresas apostam num crescimento diferenciado da sua equipe por meio da qualidade de vida no trabalho (QVT).

Oferecer condições para o pleno desenvolvimento do colaborador, assim como demonstrar preocupação com o seu bem-estar, é a chave para ter uma equipe crescendo cada vez mais. 

Sabemos que para um indivíduo crescer constantemente ele precisa estar motivado — sem a motivação não há busca pelo desenvolvimento.

Por isso, além de mostrarmos de que forma a qualidade de vida no trabalho traz crescimento, destacaremos também os aspectos que envolvem a motivação humana nesse contexto. 

Qual a importância da qualidade de vida no trabalho para o crescimento?

Durante muito tempo, a relação entre empregadores e colaboradores foi construída em uma dinâmica baseada em poder e autoritarismo.

Porém, ao longo dos anos, conforme a sociedade foi se tornando mais consciente de direitos e de uma convivência mais democrática, essa dinâmica tem mudado significativamente. 

Com essa transformação nas relações de trabalho as empresas estão investindo no bem-estar de seus colaboradores como estratégia para o crescimento do seu negócio. Tal estratégia, além de tornar o clima organizacional mais harmonioso, aumenta a integração entre as equipes e os objetivos da organização.

Investir em qualidade de vida no trabalho diminui o índice de turnover, aumenta a produtividade das equipes, previne o adoecimento de colaboradores relacionado ao trabalho (estresse ocupacional, doenças crônicas, LER, etc.), diminui atrasos e absenteísmo, dentre outras consequências positivas para o dia a dia e para os resultados finais.

Além de todos esses benefícios, estratégias de QVT podem atuar diretamente na motivação de colaboradores, desde que propiciem as condições necessárias para a busca pela autorrealização.

Entenda agora como esse caminho da motivação rumo a uma realização plena funciona:

Como motivar colaboradores por meio da QVT?

qualidade de vida está diretamente relacionada à hierarquia de necessidades da teoria motivacional de Abraham Maslow

 Isso porque, de acordo com essa teoria, existem níveis mais primários da motivação que, uma vez satisfeitos, possibilitam a evolução para níveis mais complexos.

Segundo Maslow, as necessidades humanas podem ser comparadas a uma pirâmide, cuja base representa necessidades mais básicas, ligadas à subsistência e segurança, e o topo uma necessidade mais complexa, ligada à realização pessoal. 

Uma vez que para atingir o topo da pirâmide as pessoas precisam ter satisfeito aqueles níveis inferiores, as condições em que elas vivem e, na maioria das vezes, o trabalho ocupam grande parte do seu tempo, influenciando na obtenção (ou não) dessa realização.

Cada um desses níveis de necessidade, em ordem crescente, são:

  1. fisiológicas;
  2. segurança;
  3. sociais;
  4. estima;
  5. autorrealização.

Ao implementar uma estratégia de qualidade de vida no trabalho as empresas precisam oferecer condições que acompanhem essa linha de evolução da motivação, abarcando cada um desses níveis de necessidades humanas de maneira contínua e duradoura.

Diante disso, a dinâmica interna da empresa se torna um facilitador na busca pelo crescimento pessoal e profissional de cada colaborador. 

Gostou de saber sobre a qualidade de vida no trabalho e a sua influência na motivação dos colaboradores? Deixe um comentário no post e divida sua opinião conosco!

Deseja maiores informações?
Entre em contato com a nossa equipe de atendimento agora mesmo pelo telefone
(41) 3023-4453 ou e-mail atendimento@maurinoveiga.com.br

Acompanhe-nos também através das nossas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/institutomaurinoveiga/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/instituto-maurino-veiga 

Conte conosco para colocar sua empresa no mais alto nível de excelência e resultados!!!!!!

Quer saber mais e estar sempre por dentro de novidades interessantes como as que contamos hoje? Assine nossa newsletter e tenha sempre um novo artigo na sua caixa de e-mails e como nossos serviços podem ajudar você ou sua empresa.

Entre em contato conosco através do nosso e-mail atendimento@maurinoveiga.com.br e telefone (41) 3023-4453.

Será um prazer atendê-lo!!!

Gostou, compartilhe isso em suas redes sociais.

 

 


1 Comment

Would you like to join the discussion? Feel free to contribute!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Gestão Empresarial: … 8 de dezembro de 2017 gestao-empresarial-pare-de-tomar-solucoes-caseiras-e-pouco-eficientes.jpeg 6-dicas-para-vender-mais-sem-mexer-no-preco-dos-produtos.jpeg 6 dicas para vender m… 15 de março de 2018