BLOG Maurino Veiga

Compartilhando conhecimentos e uma boa leitura.

01 nov

Qual a importância do coaching para a sua empresa?

Coaching e Mentoring No Response

Nos últimos anos, as empresas têm descoberto cada vez mais a importância do coaching executivo nas suas operações, nos processos e na forma de lidar com seus funcionários. Esse tipo de investimento tem garantido retorno certo dos investimentos, uma vez que, com profissionais mais capacitados, é possível ter melhores respostas nas suas tarefas.

Ainda não conhece coaching? Quer saber como ele pode ajudar a sua organização? Então confira, neste post, as diversas vantagens que o coaching oferece para a sua empresa!

A importância do coaching nas organizações com objetivos de negócios

No decorrer do programa, o coach vai trabalhar com presidentes, diretores, gestores e membros de conselho de administração de forma a identificar e criar clareza acerca de objetivos chave de negócios, assim como estabelecer estratégias de gestão eficazes para garantir que as metas sejam cumpridas.

Com a orientação do profissional de coaching, um gestor consegue ter mais clareza para definir objetivos e projetar resultados, uma vez que o coach atuará em uma cadência mais estratégica com os líderes, fazendo com que esses trabalhem de forma mais assertiva, visando o sucesso geral da organização.

Os benefícios do coaching empresarial

Quando se inicia o programa no ambiente empresarial, todos os participantes serão encorajados pelo coach a buscar por resoluções de problemas, de cunho tanto micro quanto macro. Com isso, cria-se um ambiente extremamente benéfico à organização, que passará a contar com uma equipe de líderes cujas ideias serão cada vez mais claras, inovadoras e eficiente.

Além de criar esse ambiente de engajamento, o coaching empresarial ainda conta com diversos outros benefícios, tanto para gestores quanto para a empresa no geral. Leia a seguir as principais vantagens.

Desenvolve a criatividade

Um coach vai apoiar os líderes de alta performance na busca por confiança, novas ideias e soluções alternativas com maior capacidade de desenvoltura. Ele vai incentivar novas perspectivas e fornecer inspiração por meio de sessões, criando metas acionáveis com seus empregados.

Gerencia mudanças no ambiente organizacional em crescimento

Profissionais dessa modalidade são muito importantes durante a gestão de mudança, incluindo todo o processo de crescimento. Um coach é capaz de ajudar líderes a avaliar as necessidades atuais, as oportunidades e os desafios, tudo ao mesmo tempo, enquanto maximiza o potencial que eles já possuem.

Atrai e retém profissionais de destaque

Um dos pontos de maior importância do coaching empresarial é a capacidade de propiciar um desenvolvimento ainda maior de líderes de alta performance, e tê-los dentro da empresa para ajudar no crescimento da organização com seus talentos e ensinamentos adquiridos durante todo o programa de coaching.

Reduz incertezas em períodos instáveis

Coaching é uma ferramenta muito poderosa em razão da incerteza que diversas organizações, de todos os tipos e tamanhos, já experimentaram. O profissional de coaching gera valor, incluindo o aumento do desempenho dos negócios, a melhoria da qualidade do produto, a maior retenção de líderes de alta performance que inspiram, o maior comprometimento da equipe, o desenvolvimento de liderança, a redução de conflitos, as habilidades de construção de equipe e muito mais.

Com isso, a empresa terá lastro e empenho suficientes para ultrapassar momentos de crises ou instabilidades de cunho financeiro e/ou econômico.

Restaura a autoconfiança da empresa

Organizações que sofreram reduções de pessoal por meio de downsizing, reestruturações ou fusões, criam expectativas extremamente elevadas sobre a força de trabalho restante. Assim, restaurar a autoconfiança para enfrentar os desafios iminentes é fundamental para atender às demandas organizacionais.

Aumenta a produtividade

Muito se fala sobre esse conceito, mas poucos profissionais são aptos a praticar a produtividade no dia a dia. A importância do coaching corporativo para essa política empresarial é inestimável, permitindo uma abordagem dos líderes de forma mais rápida e eficaz.

Além disso, profissionais proativos assumem um comportamento de antecipação, evitando riscos e trazendo ganhos consideráveis para o negócio. Trata-se de um grande diferencial de mercado e agregar esses valores para a empresa é essencial para o sucesso. Por conta dessa necessidade, o coaching atua no treinamento direto e focado exatamente em pontos de melhoria.

Isso é especialmente importante se você tiver colaboradores assumindo papéis novos ou de níveis de liderança. Esses mentores são capacitados para trabalhar com os clientes de forma a inspirá-los ao seu melhor potencial pessoal e profissional, aumentando, assim, a produtividade e a eficácia.

A importância do coaching executivo para identificar pontos fortes dos profissionais

É importante entender que os pontos fortes dos colaboradores são fatores que os motivam e, consequentemente, algo que ajuda no crescimento sustentável da empresa. Portanto, entender e desenvolver as habilidades mais dominadas é primordial para o autoconhecimento e, principalmente, para a excelência do trabalho desenvolvido.

Em um contexto cada vez mais competitivo, o mercado demanda por profissionais capazes de apresentar um alto índice de produtividade — e a equipe de gestão tem um papel importante para abrir esse espaço na instituição.

Técnicas de coaching utilizadas no ambiente empresarial

Como destacamos durante o material, o coaching empresarial é um método de aprendizagem voltado para atender o líderes de alta performance. Em termos práticos, trata-se de um alinhamento de estratégias de negócio que são direcionados para os colaboradores, executivos, diretores e pessoas em cargos de liderança.

A base principal dessas estratégias é identificar a missão da empresa e fazer com que toda a sua política seja cumprida para alcançar metas de sucesso — e identificar os pontos de melhoria é essencial para tanto. Veja em quais aspectos o coaching executivo pode agregar valor durante esse processo:

Ensaio dramático

É comum que, ao se deparar com uma reunião de negócios, coletiva ou até mesmo um evento de cunho decisivo, diversos gestores e colaboradores permitam que o nervosismo tome conta.

É aí que entra o coaching, já que um de seus pilares é moldar a instituição e colocar a excelência dos processos na prática. Uma empresa que passa por esse processo, transforma situações adversas em apresentações incríveis. Nesse sentido, além da liderança, as sessões deveram focar em:

  • preparo técnico e psicológico;
  • técnicas de concentração;
  • técnicas de expressão;
  • vestimentas adequadas.

No ensaio dramático, o interlocutor fala com o coach exatamente como se estivesse em um cenário real de entrevista ou apresentação. Após o término, o coach avalia os pontos fortes e fracos identificados durante a simulação.

Conhecimento e Andragogia

Apesar de se tratar de um termo antigo, a Andragogia vem ganhando uma forte presença no cenário do aprendizado corporativo. A metodologia representa a ciência do ensinamento e orientação de profissionais adultos — diferentemente da já conhecida pedagogia.

Aqui, a ideia é de que qualquer programa deve abrir espaço para um diálogo entre o instrutor e seus instruídos, fazendo com que o conhecimento seja mútuo. Essa prática é algo que se encontra em falta no dia a dia de muitas empresas, uma vez que auxilia, inclusive, no relacionamento entre setores.

Certamente é uma ótima opção para quem quer buscar destaque e suprir as falhas dos colaboradores em relação à falta de comunicação e difusão do conhecimento.

O coaching empresarial é um método muito eficiente para desenvolvimento de funcionários com cargos de decisão e liderança. A ferramenta vem sendo largamente utilizada por organizações que prezam por resultados e ambicionam um crescimento ainda maior.

A importância do coaching é tamanha que, os benefícios não são vistos somente na esfera corporativa: os colaboradores que fazem parte desse processo de aprendizagem desenvolvem uma miríade de competências, que geram impacto positivo também na saúde emocional.

Gostou do post? Conhece outras pessoas que poderiam se interessar por esse conteúdo? Então, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais para que outros possam aprender sobre a importância do coaching?

Se deseja obter maiores informações sobre o programa de coaching do Instituto Maurino Veiga, entre em contato com a nossa equipe (41) 3023-4453 ou atendimento@maurinoveiga.com.br

Conte conosco para colocar sua empresa no mais alto nível de excelência e resultados!


3 Comments

Would you like to join the discussion? Feel free to contribute!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quer saber como ser u… 27 de outubro de 2017 quer-saber-como-ser-um-lider-de-sucesso-aprenda-aqui.jpeg gestao-de-tempo-5-tecnicas-para-usar-agora.jpeg Gestão de tempo: 5 t… 10 de novembro de 2017