BLOG Maurino Veiga

Compartilhando conhecimentos e uma boa leitura.

22 jun

É possível melhorar resultados da empresa apesar da crise?

As mais lidas do mês, Blog, Destaque da Semana, Empreendedorismo, Liderança de Alto Desempenho No Response

Você gestor(a) ou empreendedor(a),  já se perguntou se é mesmo possível melhorar resultados da empresa apesar da crise?!

O ano de 2016 certamente não foi muito fácil para o empreendedor brasileiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o produto interno bruto (PIB) apresentou um recuo de 3,6% no período. Sim; essa foi uma das maiores recessões da história do país, o que significa redução no consumo, evidentemente.

Apesar das más notícias, ainda não chegamos ao fundo do poço. O fato é que, em 2017, muitos especialistas e o próprio governo federal já apontam para uma melhoria no quadro econômico. Além disso, apesar de ainda estarmos em uma crise, podemos, sim, realizar algumas ações para melhorar resultados.

No post de hoje, você conhecerá algumas estratégias para essa finalidade. Confira!

Refaça o planejamento

Não adianta continuar com as expectativas do período anterior à crise. É preciso refazer o planejamento da empresa para a nova realidade. Assim, o gestor pode criar metas e planos de ação coerentes e não apenas reproduzir uma fórmula que possivelmente não funcionará mais.

Para isso, basta compararmos os resultados da organização nos exercícios anteriores com os indicadores econômicos e as estimativas de instituições renomadas, como o próprio IBGE, por exemplo. Assim, com análise interna e externa, podemos seguir um caminho mais certo.

Invista no marketing digital

Não é porque estamos em uma crise que você deve parar de investir em marketing; muito pelo contrário: é justamente agora que precisamos fazer o máximo para manter os clientes ativos. Calma, você não precisa sobrecarregar o orçamento com esse tipo de estratégia, afinal, hoje podemos contar com o marketing digital.

Mídias sociais, SEO (Search Engine Optimization), links patrocinados e o marketing de conteúdo, por exemplo, são excelentes ações para conseguirmos nos aproximar dos clientes sem precisar gastar muito. Em todas elas os custos podem ser controlados para caberem dentro do orçamento.

Reforce as lideranças da empresa

Em um período de crise, os ânimos dos colaboradores costumam ficar abalados. O medo do desemprego, por exemplo, é a primeira coisa que passa pela cabeça dos profissionais. Além disso, a própria queda do desempenho da empresa é um fator desestimulante. Isso não pode ficar assim.

Mais do que nunca a empresa depende das suas lideranças para criar harmonia e coesão no time. São os líderes que participam ativamente da rotina dos colaboradores e os inspiram a continuar no rumo certo.

Para melhorar resultados, pense fora da caixa

Enquanto todos os outros concorrentes lidam com a crise da forma mais conveniente possível, como cortar funcionários, gastos, entre outros, que tal pensar fora da caixa para melhorar resultados? Nem sempre o caminho mais óbvio é aquele que renderá os melhores resultados para o negócio.

No caso dos colaboradores, uma boa ideia seria repensar funções ou, simplesmente, a forma como a relação de trabalho é estabelecida – se possível. Já no caso dos gastos, a estratégia pode ser, em vez de retalhar departamentos, como o marketing, pensar em formas mais baratas para continuar seus investimentos na área.

Gostou do nosso post de hoje sobre como melhorar resultados? Então que tal conferir o que é coaching executivo?


0 Comment

Would you like to join the discussion? Feel free to contribute!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Conheça 5 passos par… 22 de junho de 2018 motivação pessoal automotivação Como alcançar mais r… 22 de junho de 2018