BLOG Maurino Veiga

Compartilhando conhecimentos e uma boa leitura.

03 ago

Liderança transformadora: os 4 maiores desafios e como lidar com eles

Comunicação Eficaz, Empreendedorismo, Liderança de Alto Desempenho, Palestras No Response

A posição de gestão e liderança exige muito de qualquer profissional. Certamente, a performance de um gestor como líder é o que determina também o desempenho do time liderado. Em função da constante busca por melhorias, qualquer nicho de mercado já reconhece a importância de implementar a liderança transformadora.

E por que? Ora, justamente porque esse é o caminho mais prático de capacitar, desenvolver e “lapidar” as habilidades de qualquer líder para que ele se torne transformador. Isto é, para que juntos, todos possam se desenvolver profissionalmente.

Ao longo deste material, vamos explorar o assunto minuciosamente. Explicando um pouco sobre o que é a liderança transformadora e quais desafios podem surgir com esse tipo de liderança. Além de alguns pontos importantes para que você possa estar preparado para encarar esses desafios.

Prepare-se para uma leitura transformadora para sua liderança!

O que é liderança transformadora?

Começando pelo básico, é importante esclarecer no que consiste uma liderança efetivamente transformadora. Esse é um conceito que vem sendo explorado desde 1978, por James McGregor, especialista em liderança.  

A definição inicial era a seguinte:

Liderança Transformadora é um processo no qual os líderes e seguidores ajudam uns aos outros a avançar para um nível mais elevado de moral e motivação.

Depois, diversos outros estudiosos se empenharam em explorar esse tema, por ser realmente importante no contexto organizacional. Atualmente, a importância dada para a qualidade do estilo de gestão e liderança aumentou consideravelmente.

Felizmente, a grande maioria dos empresários já sabe que para conseguir resultados e desempenho altos, é preciso atender a necessidades básicas e “não básicas” de qualquer colaborador.

E isso se dá tanto pela comunicação, quanto pelo ambiente, as ferramentas de trabalho, a forma como os processos se dão internamente. Enfim, uma série de fatores influenciam isso.

E é por isso que a ideia de liderança transformadora é tão atraente para conseguir qualidade de vida no trabalho. Além de resultados literalmente transformadores.

Se fosse para definir de uma outra forma, eu diria que ser um líder transformador consiste em uma série de práticas e gestos que direcionam a equipe em função do desenvolvimento profissional e pessoal de cada um. De maneira colaborativa e constante.

E você, líder transformador, já deve saber que alguns desafios podem surgir em seu caminho. Por isso, vamos falar um pouco deles para que você esteja sempre à frente dos “imprevistos”.

Quais os maiores desafios da liderança transformadora?

Como em qualquer “contexto”, gerenciar pessoas e equipes nos proporciona desafios a todo momento. E, em geral, esses desafios são comuns à maioria dos nichos e segmentos, independentemente do tamanho da organização.

Vamos falar um pouco sobre esses desafios comuns e na sequência você encontrará algumas práticas exemplificadas de gestão eficaz com liderança transformadora. Assim, você estará apto a reconhecer os desafios com precisão. E  também a encontrar a melhor solução para eles, dentro do tempo perfeito.

Vamos lá:

#1 Equipes desgastadas e conflitos persistentes

O desgaste de times em função de falhas de comunicação e dos processos, bem como por conflitos persistentes pode ser um obstáculo realmente desafiador para qualquer líder. E isso se dá por diversas razões. Na verdade, todos os desafios a seguir podem se relacionar com o desgaste e os conflitos do time. Continue lendo para entender:

#2 Baixa produtividade dos times

Três grandes motivos englobam as razões pelas quais alguém não faz um trabalho: não saber como fazer, não ter o recurso necessário para fazê-lo (desde informações, até ferramentas e orientação). E, o terceiro, simplesmente não querer fazer.

Para garantir a produtividade de uma equipe, esses três pontos precisam estar em harmonia. E você, líder transformador, deve saber tão bem quanto eu que esses desafios se relacionam diretamente.

Se há falha na comunicação, a produtividade se compromete, porque o colaborador não sabe como fazer o que deve fazer. Se não há vontade, provavelmente a equipe está desgastada e vive conflitos difíceis de resolver. Provavelmente por problemas de comunicação e liderança.

Ou mesmo processos engessados que direcionam as operações de empresas há anos. O que nos leva ao próximo desafio:

#3 Processos muito engessados e burocráticos

O “engessamento” de operações e processos, isto é, a burocracia grande para fazer qualquer coisa dentro da organização, é um fator que tende a não apenas desgastar o time, mas a desperdiçar tempo e até dinheiro.

Mesmo que em muitos casos alguns líderes não tenham a possibilidade de modificar processos preexistentes muito burocráticos, o papel “transformador” desse profissional transparece ao passo que ele, provavelmente, fará o possível para:

-identificar de que forma o engessamento do processo impacta na produtividade, nos resultados e nos custos

-identificar de que forma o engessamento do processo é enxergada pelos colaboradores envolvidos

-criar PROPOSTAS de melhoria de forma transparente, democrática e objetiva. Junto ao time.

#4 Falta de clareza na comunicação e de feedbacks construtivos

Você deve saber que a grande maioria dos problemas surge pela falta de clareza na comunicação. Com os exemplos acima, podemos notar que a ineficiência comunicativa desencadeia uma série de consequências problemáticas para a organização.

Além disso, a ausência de um ambiente com feedbacks construtivos impede os colaboradores de identificar com clareza o que deve ser melhorado e como pode ser melhorado. Mais uma vez ressalvo a importância da comunicação efetiva para que o repasse de feedback não se torne um conflito.

E criando, então, uma cultura positiva na organização.

Conclusão

Podemos concluir, então, que apesar de desafiadora, a jornada com liderança transformadora pode ser realmente gratificante, tanto para o gestor quanto para os liderados.

E você, líder transformador, não se esqueça de sempre procurar lapidar sua maior e mais poderosa ferramenta: o conhecimento! Os treinamentos, palestras incompany e workshops são uma boa forma de integrar sua equipe neste momento de aprendizado!

Saiba mais sobre cultura positiva, liderança transformadora e gestão executiva!


0 Comment

Would you like to join the discussion? Feel free to contribute!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Chefia e Liderança: … 26 de julho de 2018 chefia e liderança tipos de liderança Tipos de liderança: … 16 de agosto de 2018