BLOG Maurino Veiga

Compartilhando conhecimentos e uma boa leitura.

10 nov

Gestão de tempo: 5 técnicas para usar agora!

As mais lidas do mês No Response

Gerenciar o tempo com sabedoria é um dos grandes desafios que os profissionais enfrentam atualmente. É preciso cumprir compromissos e realizar as tarefas necessárias para o trabalho andar de forma satisfatória e, ainda, encontrar espaço na agenda para a vida pessoal. Para ter sucesso nessa empreitada, é importante investir em planejamento e organização, buscando equilibrar as demandas profissionais de forma que não prejudique o tempo sagrado de lazer. A boa notícia é que isso é possível. Veja como melhorar sua gestão de tempo com essas 5 técnicas!

Planeje-se

Planejar é o primeiro passo para fazer uma gestão de tempo eficiente. Defina estratégias de ação, metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Quando você sabe aonde quer chegar e como fará para chegar lá tem mais facilidade para lidar com imprevistos e consegue planejar melhor as tarefas cotidianas.

Use listas na gestão de tempo

São diversos os sistemas de gerenciamento de tempo disponíveis no mundo. Em comum, todos eles são baseados no uso de listas. Não é à toa: as listas podem ser grandes aliadas em diversas áreas da vida. Você pode, por exemplo, criar uma lista de objetivos para o ano, com itens como começar a cursar um MBA, fazer uma grande viagem de férias etc.

Outra lista especialmente útil é a de coisas a fazer. Você pode organizá-la por mês, semana e dia e priorizar os itens (começando sempre pelo mais importante). Outras opções de lista são de pessoas para ligar, ideias que ocorrem no dia a dia e coisas a serem compradas. Insira as listas na sua rotina e veja seu tempo render muito mais.

Reduza a quantidade de reuniões

Reuniões em excesso podem ser bastante improdutivas. Se você quer melhorar a forma como faz a gestão de tempo reduza drasticamente a quantidade de reuniões na sua agenda e, se elas forem inevitáveis, procure apostar na objetividade e abreviá-las o máximo possível. Para isso, é importante criar um roteiro para o encontro e seguir fielmente o que foi escrito nele, sem dar espaço para desvios de assunto.

Use apps para se organizar

É bem provável que o smartphone e/ou tablet sejam seus companheiros constantes no trabalho. Se isso for verdade, use a tecnologia a seu favor e aposte em apps para ajudá-lo a gerenciar seu tempo de forma ainda mais eficaz. O Evernote reúne em um só lugar texto, fotos e lembretes. Já o Wunderlist permite a criação de listas, projetos e afins. O Pomodoro Time ajuda a cronometrar o tempo para a realização de tarefas e pausas.

Reserve um espaço na agenda para o descanso

Muitos profissionais ficam tão envolvidos com reuniões, tarefas, projetos e afins que não reservam espaço na agenda para descansar e curtir os amigos e a família. Resultado: muitas vezes eles atingem um nível de estresse e cansaço tão alto que são obrigados a diminuir o ritmo por conta da saúde.

Não cometa esse erro, busque sempre equilibrar a vida profissional e pessoal. Uma forma de fazer isso é bloquear sua agenda em determinados horários para relaxar, jantar com a família ou, até mesmo, não fazer nada. Ao marcar a hora na agenda, você torna o descanso um compromisso como qualquer outro.

Aposte nessas técnicas e veja como sua vida profissional e seus negócios andarão de forma mais tranquila, sua motivação aumentará e seu dia a dia se tornará muito mais produtivo! Tem mais alguma dica de gestão de tempo? Deixe nos comentários.


0 Comment

Would you like to join the discussion? Feel free to contribute!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Qual a importância d… 1 de novembro de 2017 qual-a-importancia-do-coaching-para-a-sua-empresa.jpeg 5-formas-de-melhorar-a-gestao-de-pessoas-da-sua-empresa.jpeg 5 formas de melhorar … 17 de novembro de 2017