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29 set

É possível administrar o tempo?

Gestão do Tempo No Response

Acordar cedo, arrumar, sair para a empresa, encarar o trânsito, responder e-mails e ainda conseguir tempo para levar as crianças para a aula e tomar um café, tudo isso antes do relógio bater às 9 da manhã. Com tanta coisa para fazer antes mesmo de começar a trabalhar, fica bem claro o porquê de muitas pessoas não conseguirem separar algumas horas para ler um livro ou até mesmo colocar aquela série da Netflix em dia. Assim, surge a pergunta: será que é tão difícil administrar o tempo nos dias atuais?

Na verdade, não! Basta seguir estas 5 dicas que listaremos a seguir e ter mais motivação para fazê-las funcionar. Acompanhe!

1. Pratique exercícios pela manhã (mesmo se for indo para o trabalho)

Se você é do tipo que leva meia hora só para sair da cama e odeia o barulho do despertador pela manhã, saiba que começar a praticar exercícios logo cedo pode ser o melhor caminho para, não apenas mudar esse seu ânimo, como também ficar menos estressado e ainda, de quebra, evitar algumas doenças.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Centro Nacional de Biotecnologia dos Estados Unidos, além de reduzir o nível de stress, aumentar a energia e melhorar a qualidade do sono, os exercícios matinais também ajudam a prevenir tanto o diabetes quanto o câncer de mama. E nem precisa ser um exercício muito pesado — 15 minutos de caminhada e bicicleta já são o suficiente! Para isso, vale até deixar o carro de lado e ir de bicicleta para o trabalho.

2. Tire alguns minutos do sábado ou domingo para criar uma agenda semanal

Nada pior do que já começar a segunda-feira com tarefas atrasadas, não é mesmo? Portanto, para evitar que isso aconteça, que tal tirar uns 20 ou 30 minutinhos do seu sábado ou domingo para criar uma agenda com o cronograma da semana?

Com essa simples ação, é possível saber o que pode ser adiantado, o que pode ser deixado para depois e até mesmo colocar os avisos dessas tarefas em pequenos post-it espalhados pela casa para que você não se esqueça delas.

3. Sabe o que é GTD? Então, aprenda sobre isso

Publicado em 2001, o livro Getting Things Done: The Art of Stress-Free Productivity, do consultor David Allen, não levou muito tempo para se tornar um dos maiores best-sellers sobre produtividade dos últimos anos. E não é à toa: através de 5 passos, que podem ser conferidos em gettingthingsdone.com/fivesteps, ele ensina como separar, categorizar e priorizar nossas tarefas, ajudando a gerenciar melhor cada uma delas e arrumando tempo para realizar todas.

4. Desacelere

Você anda trabalhando direto, sem parar para nada? Acredite: não existe nada de vantajoso nessa história — nem mesmo para pessoas mais workaholics.

De acordo com Julia Gifford, uma das responsáveis pela The Muse, uma das maiores empresas de RH dos EUA, trabalhar focado por 52 minutos e fazer pausas de 17 minutos pode ajudar a aumentar (e muito) a sua produtividade.

5. Use a tecnologia a seu favor

Sem essa de grupos do Whatsapp ou fotos do Instagram, a melhor coisa que a internet tem para te oferecer no quesito produtividade são alguns destes programas:

  • Rescume Time: uma extensão do Chrome que te fala quanto tempo você ficou focado em trabalho, aplicativos de comunicação ou entretenimento ao longo dia;

  • Strict Workflow: outra extensão do Chrome que, quando acionada, bloqueia todo tipo de distração do seu navegador enquanto você realiza alguma tarefa;

  • Pocket: achou algum post ou artigo interessante na internet ao longo do dia mas não teve tempo de ler? Cole o link no Pocket, sincronize-o com seu smartphone, tablet ou computador de casa e salve para conferir depois.

Viu como não é difícil administrar o tempo durante a semana? Agora, vale lembrar que, para conseguir seguir essas dicas, é preciso ter motivação. E como já dissemos, a motivação que vem de dentro!

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre como administrar o seu tempo? Então, acesse o nosso site e fale com a gente!


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