BLOG Maurino Veiga

Compartilhando conhecimentos e uma boa leitura.

26 jul

Chefia e Liderança: 7 Habilidades Fundamentais para Sobreviver no Mercado

Blog, Coaching e Mentoring, Comunicação Eficaz, Empreendedorismo, Liderança de Alto Desempenho No Response

Os profissionais que atuam com chefia e liderança sabem da importância de procurar se manter em desenvolvimento e melhoria constantemente. Sabem também que isso nem sempre é uma tarefa fácil.

Em geral, a preocupação são com as soluções imediatas que os líderes precisam trazer para situações imprevistas que podem ter consequências muito grandes. E que só se tornaram “situações imprevistas” porque o planejamento estratégico da gestão não está funcionando como deveria.

Além disso, também é muito comum vermos os casos do gestores que sofrem nas tentativas de aumentar os resultados, vendas, produtividade e performance dos times. Muitos se questionam se há necessidade de trocar de equipe, mudar todo o processo ou quem sabe se o problema não é ele mesmo (o gestor).

Essas situações são muito delicadas e quando temos cargo de muito envolvimento com o trabalho a tendência é que essas preocupações consumam nossa saúde.

Por isso, o artigo de hoje foi feito especialmente para falar sobre habilidade de chefia e liderança que garantem uma gestão saudável, qualificada, eficiente e estratégica.

Pode ficar tranquilo, são todas habilidades que se pode desenvolver com tempo e esforço, nada extraordinário e nem fora do seu alcance! Confira:

7 habilidades de chefia e liderança para sobreviver no mercado (e se desenvolver na carreira)

Antes de qualquer coisa, é fundamental mencionar que um grande mito sobre liderança é que essas habilidades são inatas. Na verdade, são competências que desenvolvemos com prática e conhecimento.

Um outro grande mito é acreditar que todos os líderes são extrovertidos e ocupam cargos altos em corporações. Muito pelo contrário, muitas pessoas assumem papéis de liderança sem ter um cargo de alto escalão ou uma personalidade extrovertida.

→Leia Mais: Os 4 Maiores Mitos Sobre Liderança

Dessa forma, recomendamos que leia os tópicos com atenção para extrair o máximo de conhecimento possível!

#1 Flexibilidade e compreensão

A flexibilidade e a compreensão são necessárias para ter uma visão ampla sobre a forma como funciona a equipe. E, assim, entender quais são as formas mais eficientes de agir, comunicar e tomar decisões.

É totalmente ineficiente que o profissional de chefia e liderança deseje impor suas ideias, métodos e projetos. Além disso, essas são duas habilidades que podem tornar o convívio melhor em qualquer circunstância.

Quando se tem flexibilidade, é mais fácil se colocar no lugar do outro para buscar entender o que o motivou a agir de determinada forma. E, dessa forma, trabalhar em conjunto para encontrar melhorias para os problemas de comunicação, projetos e tomada de decisão.

#2 Inspirar para motivar

Assim como existem diversos líderes que ainda precisam melhorar, no mercado também existem os líderes qualificados e desenvolvidos. Dentre eles, os que se destacam são aqueles que sabem inspirar sua equipe.

A motivação do time pode ser radicalmente elevada quando a pessoa em posição de chefia e liderança usa seu trabalho e sua conduta como modelo de referência e inspiração para o time.

Repare como nas empresas em que os chefes não são bem vistos pela equipe e a gestão é desqualificada, o time é desmotivado. Em geral, não se sentem inspirados a fazer um trabalho cada vez melhor, visto que são direcionados e orientados por alguém que não é exemplo.

Bom, inspirar o time garante não só a  motivação, mas também a credibilidade do líder, como você deve ter notado!

#3 Visão Estratégica

Visão ampla e estratégica para planejar e fazer acontecer! Um líder de sucesso precisa enxergar à frente, a fim de antever problemas e oportunidades. Guiando os passos da empresa e do time.

Com uma visão estratégica, é possível conhecer as formas de trabalhar de cada colaborador. Quando se conhece isso, é possível direcionar da melhor forma possível as tarefas, os processos e os objetivos em função da produtividade de cada um.

A visão também permite que os chefes e líderes não tenham de estar sempre em alerta por causa de imprevistos. Visão estratégica é visão de planejamento e qualificação de plano de ação.

#4 Comunicação Estratégica

Além da visão, é preciso saber se comunicar de forma estratégica. A comunicação é a forma que o líder tem de botar em prática tudo o que deseja experimentar com seu time. Os cargos de chefia e liderança simplesmente exigem um profissional hábil na comunicação.

Ou seja, um profissional capaz de separar com astúcia sua vida pessoal do seu trabalho. Podendo, assim, eliminar qualquer chance de comunicação ruim, telefone sem fio ou tarefas mal orientadas.

Além disso, a comunicação estratégica de um chefe ou líder garante a certeza de que será possível implementar essa estratégia entre todos os times e setores.

#5 Inovação dinâmica e recorrente

É claro que para inovar é preciso ter certa liberdade para isso. No entanto, é comum que os cargos de chefia e liderança promovam essa liberdade para os profissionais. Ou seja, é a possibilidade que eles têm de mostrarem suas ideias e projetos por meio de inovações dinâmicas e recorrentes.

O mundo em que vivemos exige que estejamos nos reciclando e atualizando a toda hora. Essa é a única forma de manter as competências de trabalho válidas e qualificadas. Além de ser um  bom caminho para as transformações organizacionais: mudanças!

#6 Constante desenvolvimento, aprendizado e evolução

Por fim, algo que você já deve fazer se veio parar neste artigo: constante aprendizado! Se você veio parar aqui, provavelmente está procurando cada vez mais conhecimentos, informações e soluções para sua gestão.

Acredito que você queira se tornar uma referência de chefia e liderança na sua empresa, certo? Para isso, te apresento mais sobre uma solução que pode ser ideal para você:

Programa de Desenvolvimento de Executivos

Independente da forma que for encontrada para isso, é fundamental que os líderes procurem estar em constante evolução e aprendizado!

Gostou? Deixe seu comentário!


0 Comment

Would you like to join the discussion? Feel free to contribute!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

12 Resultados da Ment… 19 de julho de 2018 mentoria executiva liderança transformadora Liderança transforma… 3 de agosto de 2018