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15 mar

6 dicas para vender mais sem mexer no preço dos produtos

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O Brasil enfrenta um momento delicado na economia. De acordo com o Banco Central, a previsão é de que o PIB tenha um encolhimento de 3,83% até o final de 2016. E esse cenário faz com que os gestores de vendas se perguntem: como vender mais? Como conseguir mais clientes sem reduzir preços e comprometer a lucratividade?

É nos tempos de crise que se identificam os bons vendedores. Você já ouviu essa máxima? Então está na hora de colocá-la em prática! Confira nossas dicas para vender mais sem mexer nos preços dos produtos:

Turbine a força de vendas capacitando os vendedores

Todo mundo está vivendo esse momento de mercado retraído, mas muitos dos seus vendedores podem estar concentrados somente no lado vazio do copo. Por isso, invista em treinamentos, workshops, palestras, enfim, em conhecimento para esses profissionais.

O ideal é focar no desenvolvimento do espírito empreendedor dos profissionais; trazer métodos, práticas e dicas que façam com que eles se sintam motivados para atingir as metas e driblar o baixo crescimento do mercado.

O atendimento também deve ser melhorado. Capacite seus vendedores para pensar no relacionamento com os clientes no curto, médio e longo prazo. O foco é a fidelização, pois a concorrência tende a ficar mais agressiva em períodos de crise.

Invista na automação de processos do comercial

Outro ponto muito importante é munir a equipe de vendedores com ferramentas tecnológicas que a ajude a se preocupar menos com a burocracia das atividades e mais com o relacionamento com clientes e prospects.

Nesse cenário, é importante implementar ferramentas como CRM, que ajuda os vendedores a organizar suas agendas, obter rapidamente o histórico de vendas, calcular ticket médio, visualizar oportunidades de vendas cruzadas, entre outros aspectos.

Da mesma forma, soluções que se integrem ao sistema de gestão (ERP) da empresa podem ser ótimas escolhas que vão ajudar nas vendas. Quanto mais rápidos forem os trâmites administrativos, mais os vendedores terão tempo para se dedicar ao que realmente importa: vender mais.

Eleve a gestão de estoques à máxima potência

Não adianta falar em vender mais sem uma excelente gestão de estoques. Afinal, não existe situação mais frustrante para um vendedor do que vislumbrar a oportunidade de fazer um pedido e ver que não há mercadoria disponível.

Corte os gastos para investir em recursos

Em períodos de crise, a máxima do baixo custo deve ser perseguida por todos, inclusive na área comercial. Verifique os gastos que você pode cortar dentro da equipe de vendas para sobrar dinheiro do orçamento para o investimento em recursos tecnológicos, humanos e investimentos em marketing e propaganda.

Não tem jeito: com menos dinheiro entrando, os orçamentos têm que ficar mais enxutos. Por isso, o dinheiro precisa ser usado da maneira mais assertiva possível. Reúna sua equipe e peça ajuda para pensar no corte de despesas, mas faça questão de mostrar que é preciso ter dinheiro para investimentos mais estratégicos.

Assuma uma liderança mais motivadora

É até redundância falar em liderança motivadora. Todo líder deve motivar, do contrário será um chefe, um cacique. A dica é: descentralize, dialogue mais, dê mais autonomia, chame mais a equipe para conversar e colaborar na busca de soluções para vender mais.

Faça com que seus vendedores percebam que têm, em você, um facilitador, um líder disposto a colaborar para que as metas sejam atingidas sem pressionar de maneira desmotivadora.

Invista na reputação da marca

Nunca é tarde para investir no posicionamento da marca. Com a concorrência mais acirrada, as marcas mais fortes, que são mais lembradas, é que se destacam. Assim, evite cortar gastos com propaganda, networking, participação em eventos, relacionamento com clientes (brindes, envio de comunicações periódicas, etc.).

Uma boa dica é investir no marketing digital, que é mais barato e pode fazer sua empresa chegar até os clientes certos na hora certa, além de proporcionar mais meios de mensurar resultados. Crie uma estratégia de envio de e-mails marketing, conteúdo no site, blog e redes sociais, dentre outras ações.

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