BLOG Maurino Veiga

Compartilhando conhecimentos e uma boa leitura.

11 out

5 características que mostram a diferença entre chefe e líder

As mais lidas do mês No Response

Chefes e líderes são profissionais bem diferentes uns dos outros: além de atitudes e comportamentos distintos, o maior diferencial entre eles está no relacionamento com as suas equipes.

Para te ajudar a entender a diferença entre essas duas personalidades, criamos este post. Aqui, você encontra informações sobre as principais características de um chefe e de um verdadeiro líder. Confira!

Consciência de possíveis erros

No mundo dos negócios, quanto maior o risco, maiores são os resultados. É importante ter a consciência de que é preciso arriscar: se der certo, ótimo, se não der, serviu de aprendizado e experiência.

Por isso, o líder sabe que é preciso correr o risco e sabe também que há uma possibilidade de não dar certo. Mais ainda: o líder também sabe reconhecer os seus erros, diferentemente do chefe, que é aquela figura que acredita sempre estar certa e que prefere não correr riscos para não cometer nenhum erro.

Empatia com os colaboradores

Uma característica que mostra uma grande diferença entre chefe e líder é a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar de outras pessoas.

Um líder de verdade sabe que precisa conhecer os profissionais que ele lidera e, para isso, é indispensável conseguir se colocar no lugar de seus liderados. Isso, é claro, não significa que o líder tem de concordar com tudo ou ceder sempre, mas se colocando no lugar da outra pessoa, ele terá como argumentar com ela.

Humildade para ser respeitado

O chefe normalmente não reconhece a importância de cada um na sua empresa, mas o líder sim. É essencial ter humildade na hora de lidar com qualquer pessoa e reconhecer a importância de cada um — o contrário disso é a arrogância.

O chefe tende a ser temido pela equipe, já o líder é respeitado. Pessoas com medo tendem a ser mais incapazes, e isso diminui a produtividade da empresa. Por isso, se você quer uma equipe produtiva, não busque ser temido, busque ser respeitado e lembre-se: respeito se conquista com humildade.

Sabedoria para lidar com os profissionais

Uma diferença entre chefe e líder é que o chefe quer tratar todos os seus funcionários de forma igual. Isso até parece justo à primeira vista, mas não é. Aquele que sabe diferenciar cada membro da equipe consegue encontrar e fazer desabrochar o potencial de cada um, gerando mais resultados para a empresa.

O líder sabe identificar as necessidades de cada um para poder trabalhá-las. O líder reconhece que nem todos os seus funcionários têm a mesma experiência ou a mesma formação. Alguns são muito seguros de si, outros não. Por isso, tratar todo mundo de maneira igual acaba sendo injusto.

Constante processo de aprendizagem

Só porque você alcançou o topo, não significa que seja preciso parar no tempo. O chefe acredita que já sabe de tudo, o líder reconhece que há sempre mais para aprender.

Aquele que está no comando, à frente da equipe, precisa sempre manter o grupo atualizado. Por isso, um líder sabe que é preciso sempre estudar, pesquisar e inovar. Isso só gera benefícios para a equipe, para a empresa e para o próprio profissional, que continua a correr atrás do sucesso.

Entendeu a diferença entre chefe e líder? Se você deseja se tornar um líder de verdade e promover excelentes mudanças na sua equipe e na forma como ela trabalha, confira mais dicas no Workshop – Liderança de Alta Performance do IMV!  Tem mais alguma informação sobre o assunto que gostaria de compartilhar conosco? Deixe um comentário!


0 Comment

Would you like to join the discussion? Feel free to contribute!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Liderança Assertiva:… 6 de outubro de 2017 105977-estender-500-palavras-lideranca-assertiva-6-principios-de-coaching-para-gerar-resultados 5-tecnicas-infaliveis-para-aumentar-as-vendas-do-seu-negocio.jpeg 5 técnicas infalíve… 23 de outubro de 2017