BLOG Maurino Veiga

Compartilhando conhecimentos e uma boa leitura.

22 jun

4 mitos de liderança que você precisa parar de acreditar

Blog, Comunicação Eficaz, Liderança de Alto Desempenho, Motivação No Response

Exercer um cargo de liderança, dentro de qualquer contexto, é algo bastante complicado. Lidar com pessoas é sempre uma tarefa árdua e que exige muito jogo de cintura e, acima de tudo humildade.

Contudo, mesmo agindo dessa forma, não é garantia de que vai agradar a todos — afinal, isso não é possível. Mas, é possível melhorar esse cenário e o caminho, como veremos adiante, é acabar com os mitos de liderança.

Confira neste post 4 mitos de liderança que você precisa parar de acreditar para melhorar a relação do líder com a empresa e fazer dele uma peça fundamental para o sucesso do negócio. Acompanhe!

Os 4 Mitos de Liderança que Você Precisa parar de Acreditar

1. Os líderes sempre têm cargos altos nas corporações

Na realidade, a liderança em nada tem a ver com posição hierárquica de uma determinada pessoa. O status de líder é muito mais amplo e significativo que isso. A posição de líder tem mais a ver com a relação da pessoa com o propósito da empresa, com a maneira com que conduz os trabalhos e com a imagem que passa para os seus colaboradores.

Líderes são formados com o passar do tempo, e podem até ocupar altos cargos, mas muitos deles adquiriram a sua experiência e vivência ao passar por diferentes posições dentro da empresa.

2. Líderes são pessoas extrovertidas

Nem sempre ser um bom comunicador, destemido e desenvolto o fará um bom líder. Essas até são algumas características positivas para essa figura, entretanto, não são as únicas necessárias.

Muitas vezes aquelas pessoas mais tímidas e reservadas acabam se destacando como líder e, apesar de não terem tanta habilidade comunicativa, sabem se reportar ao outro de maneira incisiva, direta e humilde. Isso cria uma imagem de respeito e fortalece a imagem necessária a um líder.

3. Existem líderes natos

A verdade é que ninguém nasce pronto e feito para exercer determinada função. O que há é um processo gradativo de aprendizado e evolução. Assim também é com o líder.

Um líder, como dissemos, se desenvolve com o tempo. Esse tempo é fundamental para criar a experiência necessária, desenvolver as habilidades técnicas e também as pessoais, que são indispensáveis aos líderes.

Não existe um líder nato. O que pode existir são pessoas que têm um perfil mais apropriado ou que desde cedo se dedicaram a ocupar esse tipo de papel.

4. Homens são melhores líderes do que mulheres

Esse, talvez, seja um dos maiores mitos de liderança. Enraizado em uma cultura machista e ultrapassada, essa afirmação em nada condiz com a realidade.

Atualmente, o que vemos são mulheres desempenhando funções de forma equânime com homens. Não são raros os casos de mulheres de sucesso, empreendedoras, executivas de grandes empresas etc.

É fato que homens e mulheres têm características e percepções diferentes quando exercem funções de liderança. Contudo, estabelecer que aquele é um é melhor do que o outro é um grande mito dentro das empresas e que deve ser derrubado.

Habilidades técnicas são necessárias, mas os atributos pessoais acabam tendo um peso igual na hora de formar um bom líder. Portanto, esqueça todos os mitos de liderança que citamos e valorize aquilo que realmente é essencial.

Gostou do nosso post? Quer se manter informado sobre esse e outros assuntos relacionados? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades!


0 Comment

Would you like to join the discussion? Feel free to contribute!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Como alcançar mais r… 22 de junho de 2018 automotivação TREINAMENTO DE VENDAS Treinamento de Vendas… 5 de julho de 2018