BLOG Maurino Veiga

Compartilhando conhecimentos e uma boa leitura.

19 jul

12 Resultados da Mentoria Executiva que Você Precisa Conhecer

Blog, Coaching e Mentoring, Comunicação Eficaz, Empreendedorismo, Gestão do Tempo, Liderança de Alto Desempenho No Response

Você já conhece os resultados que a Mentoria Executiva traz para um empreendimento, mesmo que ele esteja em uma situação delicada?

Equilibrar e qualificar todos os pontos que estruturam o funcionamento de um negócio pode ser muito desafiador! Isso pode exigir dos gestores e diretores um trabalho muito árduo.

Não é à toa que muitos dos líderes estão sempre esgotados, tentando identificar o que pode ser melhorado.

Se esse é o seu caso e você está cansado(a) de investir seus esforços em vão com “soluções” que não resolvem de fato os problemas, você precisa conferir os resultados que a mentoria executiva proporcionam. Essa pode ser a saída que você estava procurando para o seu negócio.

Como funciona e para que serve a Mentoria Executiva?

No Instituto Maurino Veiga, o processo acontece da seguinte forma:

Por meio de encontros mensais de 6 horas, planos de ação com acompanhamento semanal remoto, treinamentos, sistematização de processos e demais práticas englobadas pela Mentoria Executiva, a tendência é que a gestão se torne cada vez mais qualificada.

Com as ações girando sempre em torno do crescimento, dos resultados e da gestão assertiva, com liderança colaborativa e eficaz. A promessa que fica é de que o crescimento do negócio será só mais uma consequência.

O resultado primordial aqui é o desenvolvimento pessoal e profissional alavancado pelas práticas orientadas da mentoria. Entenda melhor conferindo os resultados e como eles serão alcançados:

#1 Definição qualificada de pilares organizacionais

Pode-se dizer que tudo começa por aqui. Os pilares organizacionais (missão, valores e visão) da empresa são as diretrizes que norteiam a definição de objetivos, metas e planos de ação direcionados para eles.

A definição qualificada desses pontos é fundamental para que seja possível estabelecer com clareza a cultura e o clima organizacionais, os papéis de cada setor e colaborador, os princípios que não podem ser desrespeitados nas estratégias, etc.  

Muitas empresas pecam em não olhar para os pilares organizacionais como deveriam. Muitos pensam que questões como a visão da empresa e a cultura não influenciam nos resultados. Esse é um engano.

Garantir a definição clara, coerente e direcionada desses pilares é fundamental e é um ponto de partida excelente para que a Mentoria Executiva atue progressivamente nos demais resultados. Vamos falar deles, confira!

#2 Liberdade e habilidade para inovar

Um desafio muito comum nas empresas familiares ou mesmo nas empresas cujos diretores e gestores são de mentalidade antiquada.

Muitas pessoas sentem receio de mudar. É comum acreditar que se corre menos riscos ao deixar as coisas como estão. Mais um engano que você não pode cometer.

Com os treinamentos, diretrizes, definições e capacitações da mentoria executiva, os líderes e gestores terão liberdade e habilidade para inovar e trazer propostas de crescimento para a empresa sem que sejam rejeitados.

De acordo com o SEBRAE, os problemas de gestão são a maior causa de falência das empresas de 2 anos no Brasil. E considerando que 68% dos negócios dessa idade acabam quebrando, é importante que você saiba que as duas características mais comuns e presentes nos casos de falência evidenciados pela pesquisa são:

→ Planejamento ineficaz ou mesmo a ausência dele.

→ Falta de inovação, capacitação e treinamentos

#3 Alta performance e produtividade

O objetivo é que toda uma cultura de produtividade, aceleração de resultados e alta performance seja implementada no negócio junto à mentoria executiva.

Dessa forma, fatores como a gestão qualificada e eficaz do tempo, motivação, definição clara de tarefas, cargos e processos, a produtividade e a alta performance surgem como consequências da Mentoria Executiva que são difíceis de organizar.

Conquistar a produtividade do time e a entrega de trabalhos qualificados, mesmo que em equipe, é o sonho de muitos líderes. Para torná-lo realidade não é preciso muito, como você deve ter percebido!

Como Diminuir o Stress e Aumentar a Produtividade no Trabalho

→  Gestão de Tempo: 5 Técnicas Para Usar Agora

#4 Desenvolvimento pessoal e profissional

O desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos é também um dos resultados que nos chama a atenção. Quando um colaborador entende seu papel na empresa, conhece com precisão as diretrizes para fazer suas tarefas, o desenvolvimento se torna real.

Só assim é possível crescer na carreira e nas capacidades e habilidades. Uma preocupação de muitos líderes e gestores diz respeito às capacidades do time. Com a mentoria executiva, será possível extrair as potencialidades de cada um.

#5 Liderança colaborativa: saída para sobrecarga

A liderança colaborativa também é um dos caminhos mais assertivos para extrair as potencialidades de cada colaborador. Quando se dá autonomia e responsabilidades, de forma correta, (ou seja, orientada), dá-se também a liberdade para crescer e se desenvolver profissionalmente.

Além disso, a liderança colaborativa é uma forma de se livrar da sobrecarga dos gestores.

#6 Treinamento de vendas

A mentoria executiva oferece um treinamento de vendas com base no efeito de encantamento dos clientes. Trabalhando as habilidades dos vendedores desde o planejamento e a gestão do tempo até o pós venda com foco na fidelização.

Você pode conferir um artigo completo sobre o impacto do treinamento de vendas de mentoria para os resultados do seu negócio aqui→ Como o Treinamento de Vendas da Mentoria Impacta diretamente nos resultados

#7 Cultura Positiva

Já falamos um pouco da importância da cultura positiva no tópico #1, sobre a definição dos pilares organizacionais.

A cultura organizacional é o maior patrimônio que uma empresa pode ter. É como se ela fosse um “ingrediente mágico” para o desenvolvimento dos profissionais e para o alcance de produtividade tão sonhada.

Os problemas de integração de equipes, conflitos entre colaboradores etc. serão sanados com a mentoria executiva, visto que um dos maiores focos dela é implantar com excelência a cultura positiva organizacional.

O que é o desenvolvimento de cultura positiva?

#8 Treinamento de Gestão Financeira

O treinamento de gestão financeira proporcionará aos líderes conhecimentos técnicos de controles financeiros que são indispensáveis para a saúde financeira de qualquer negócio.

Com esse treinamento, os envolvidos entenderão cada vez mais a necessidade de controles eficazes e constantes no setor financeiro.

#9 Inserção Digital

Você já deve saber que, quer queira quer não, a inserção da empresa no meio digital é indispensável. Simplesmente não dá para fugir. O marketing digital é a ferramenta mais prática, assertiva e barata para alcançar o público desejado.

A mentoria promete desenvolver a estrutura e as capacitações necessárias na empresa para que ela seja inserida, também, no meio digital. Tendo ainda mais presença de mercado.

#10 RH estratégico

Você já deve ter percebido que a gestão qualificada de pessoas é basicamente um grande pilar da mentoria executiva. Seja por meio da definição dos pilares ou por meio dos treinamentos de liderança, o grande objetivo é trazer ao negócio um setor de RH totalmente estratégico, humanizado e capacitado.

E as medidas tomadas para isso? Implementação de semanas culturais, PDI, plano de ação com acompanhamento semanal e o desenvolvimento de liderança e espírito de equipe.

#11 Aceleração Conduzida

Dessa forma, pode-se concluir que a soma de todos esses fatores compõem uma aceleração conduzida das empresas que investem na mentoria. Com o acompanhamento do mentor, será possível acompanhar minuciosamente os pontos de impedimento, de aceleração e os resultados.

#12 Networking

Por fim, o networking surge como um bônus da mentoria. Afinal, todos estarão em contato com profissionais que podem enriquecer os conhecimentos, práticas e exercícios da empresa.

Podemos concluir que a mentoria executiva surge como um método de aceleração conduzida de resultados. A qual funciona mesmo que a empresa esteja em uma situação financeira delicada ou que já esteja prosperando.


0 Comment

Would you like to join the discussion? Feel free to contribute!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Problemas de Gestão … 12 de julho de 2018 gestão e liderança chefia e liderança Chefia e Liderança: … 26 de julho de 2018